Automóveis incríveis 7: A história do Audi A4
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Automóveis incríveis 7: A história do Audi A4
Em meados dos anos 90, A Audi começou a atualizar seus modelos famosos. Deste projeto surgiu, entre outros, o Audi A4, que estava destinado a ser um sucesso de vendas.
Dizem que a Audi nasceu de uma discussão ocorrida na sala de reunião da Horch Motorenwerkes. August Horch acreditava que era importante participar de competições, mas os demais participantes do conselho achavam que isso era uma perda de tempo e dinheiro. Por esta razão, August Horch abandonou a empresa em junho de 1909 e fundou outra firma com o nome August Horch Automobilenwerke.
A antiga companhia protestou a utilização do nome, por isso Horch renomeou a recém criada companhia da Audi Automobil-Werke. Audi é a palavra latina para a alemã Horch, que significa "escuta".
A primeira vitória
Horch começou a competir com seus minicarros imediatamente. Uma equipe de 14/35 PS Tipo C, participou na Austrian Alpenfahrt entre 1911 e 1914. Em 1913, ganhou o prêmio por equipes. Após essa vitória, o Tipo C recebeu o sobrenome Alpensieger.
A Europa entrou na guerra e o primeiro modelo posterior a ela só foi lançado após em 1922: era o 14/50PS Tipo K. No início da década de 20, August Horch abandonou mais uma vez sua empresae, em 1928, o engenheiro dinamarquês Jörgen Skafte Rasmussen possuía a maior parte das ações. As motos DKW já eram fabricadas desde 1920 e agora precisava de espaço para construir seu primeiro automóvel.
Maus tempos para a Audi
A Audi continuou fabricando automóveis, porém o negócio ia de mal a pior, até atingir um nível inaceitável em 1932. A DKW também tinha problemas e a banca se viu obrigada a tomar fortes medidas. De acordo com as recomendações, foi fundada a Auto Union AG. A empresa era formada pela Audi, DKW, Horch e Wanderer. Esta fusão foi a que formou as quatro esferas unidas que caracterizam a marca.
Morte e ressurreição
Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, todas as fábricas pertencentes a Auto Union estavam em território russo. Em 1949, o DKW reapareceu em Ingolstadt, na Alemanha Ocidental. O nome da empresa ainda era Auto Union e, em 1958 a Daimler-Benz comprou a maioria das ações.
No início da década de 1960, a DKW encontrava-se em um emaranhado de problemas. Dizia-se que no inverno de 1964-1965 a empresa acumulava 25.000 carros em seu pátio. O assunto chegou ao fim quando a Volkswagen comprou a fábrica. Depois disso, todos os DKW foram vendidos como Audi.
Uma empresa em funcionamento
No início dos anos 70, a Audi só não estava em plena fase de recuperação, como começava a se converter em uma grande produtora de automóveis em série, De uma produção de 15.700 veículos em 1965, passou para 416.853 em 1972. Em junho deste mesmo ano, a produção chegou a um milhão de unidades.
O Audi 80
No início, vários modelos Audi eram similares a alguns VW, porém a Audi começou a produzir carros que não competiam diretamente com a série VW. Um modelo muito popular foi o Audi 80, que era o equivalente ao Passat da VW. Sua produção ocorreu entre 1972 e 1978.
A próxima geração do Audi 80 foi lançada em 1978, já não era um "irmão" do Passat. O Audi 80 foi concebido para o segmento mais alto do mercado, e produzido no lugar do Audi 100 (maior), que tinha o revolucionário e novo motor de 2,1 litros e 5 cilindros.
O Audi 80 através dos anos
crédito: ultimatecarpage.com
A terceira geração do Audi 80 chegou em 1986 e muitos jornalistas especializados, consideraram o seu moderno estilo aerodinâmico como uma tendência que deveria ser seguida. Este modelo foi fabricado até 1994, ano em que foi substituído pelo Audi A4.
O Audi A4
Durante muitos anos o Audi 80 foi o modelo mais vendido. Seu estilo elegante era uma das principais razões da sua popularidade; como consequência, a equipe de desnhistas não via nenhum motivo para modificar um conceito que estava em alta. Embora tivesse o aspecto similar ao anterior, a carroceria foi totalmente renovada. O Audi A4 tinha uma nova suspensão dianteira, similar ao do "irmão" maior A8; isso quer dizer que a tração dianteira não afetou a direção. A suspensão foi aperfeiçoada para parecer mais cômoda.
Havia três tipos de A4 disponíveis: o Audi Cupê, o Audi Avant ( perua) e o Audi Cabriolet. O comprador também podia escolher entre seis tipos de motores diferentes: dois de quatro cilindros -um a diesel de 1,9 litros (TDI) e outro a gasolina de 1,6 litros-, dois V6 -2,6 e 2,8 litros- e uma inovação: os dois de 4 cilindros com cinco válvulas -um deles turboalimentado. Todos eles, exceto o TDI, podiam ter tração nas quatro rodas (Quattro).
O novo A4
No início de 1999, um renovado A4 foi lançado no mercado. O carro tornou-se mais cômodo de conduzir, o interior mais refinado e as linhas da carroceria foram cuidadosamente remodeladas. A frente do carro apresentava uma identidade mais expressiva e foi incorporado um sistema que protegia a cabeça dos ocupantes em caso de colisão.
O programa de motores, muito amplo, consistia em três motores a diesel e seis a gasolina. As cilindradas iam de 1,6 a 2,8 litros e a potência, de 101 a 265 CV. E, como era de costume, a nata da Audi era o Avant RS4 (desenvolvido pela Porsche), que tinha tração nas quatro rodas permanente e uma potência efetiva de 390 CV. O A4 é o modelo mais vendido da Audi até 1999.
Ficha Técnica: Audi A4
A marca Audi A4 é utilizada sob licença do seu proprietário: Audi AG.
Retirado de: AUTO COLLECTION. Edições Del Prado. São Paulo, 1999
Dizem que a Audi nasceu de uma discussão ocorrida na sala de reunião da Horch Motorenwerkes. August Horch acreditava que era importante participar de competições, mas os demais participantes do conselho achavam que isso era uma perda de tempo e dinheiro. Por esta razão, August Horch abandonou a empresa em junho de 1909 e fundou outra firma com o nome August Horch Automobilenwerke.
A antiga companhia protestou a utilização do nome, por isso Horch renomeou a recém criada companhia da Audi Automobil-Werke. Audi é a palavra latina para a alemã Horch, que significa "escuta".
A primeira vitória
Horch começou a competir com seus minicarros imediatamente. Uma equipe de 14/35 PS Tipo C, participou na Austrian Alpenfahrt entre 1911 e 1914. Em 1913, ganhou o prêmio por equipes. Após essa vitória, o Tipo C recebeu o sobrenome Alpensieger.
A Europa entrou na guerra e o primeiro modelo posterior a ela só foi lançado após em 1922: era o 14/50PS Tipo K. No início da década de 20, August Horch abandonou mais uma vez sua empresae, em 1928, o engenheiro dinamarquês Jörgen Skafte Rasmussen possuía a maior parte das ações. As motos DKW já eram fabricadas desde 1920 e agora precisava de espaço para construir seu primeiro automóvel.
Maus tempos para a Audi
A Audi continuou fabricando automóveis, porém o negócio ia de mal a pior, até atingir um nível inaceitável em 1932. A DKW também tinha problemas e a banca se viu obrigada a tomar fortes medidas. De acordo com as recomendações, foi fundada a Auto Union AG. A empresa era formada pela Audi, DKW, Horch e Wanderer. Esta fusão foi a que formou as quatro esferas unidas que caracterizam a marca.
Morte e ressurreição
Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, todas as fábricas pertencentes a Auto Union estavam em território russo. Em 1949, o DKW reapareceu em Ingolstadt, na Alemanha Ocidental. O nome da empresa ainda era Auto Union e, em 1958 a Daimler-Benz comprou a maioria das ações.
No início da década de 1960, a DKW encontrava-se em um emaranhado de problemas. Dizia-se que no inverno de 1964-1965 a empresa acumulava 25.000 carros em seu pátio. O assunto chegou ao fim quando a Volkswagen comprou a fábrica. Depois disso, todos os DKW foram vendidos como Audi.
Uma empresa em funcionamento
No início dos anos 70, a Audi só não estava em plena fase de recuperação, como começava a se converter em uma grande produtora de automóveis em série, De uma produção de 15.700 veículos em 1965, passou para 416.853 em 1972. Em junho deste mesmo ano, a produção chegou a um milhão de unidades.
O Audi 80
No início, vários modelos Audi eram similares a alguns VW, porém a Audi começou a produzir carros que não competiam diretamente com a série VW. Um modelo muito popular foi o Audi 80, que era o equivalente ao Passat da VW. Sua produção ocorreu entre 1972 e 1978.
A próxima geração do Audi 80 foi lançada em 1978, já não era um "irmão" do Passat. O Audi 80 foi concebido para o segmento mais alto do mercado, e produzido no lugar do Audi 100 (maior), que tinha o revolucionário e novo motor de 2,1 litros e 5 cilindros.
O Audi 80 através dos anos
crédito: ultimatecarpage.com
A terceira geração do Audi 80 chegou em 1986 e muitos jornalistas especializados, consideraram o seu moderno estilo aerodinâmico como uma tendência que deveria ser seguida. Este modelo foi fabricado até 1994, ano em que foi substituído pelo Audi A4.
O Audi A4
Durante muitos anos o Audi 80 foi o modelo mais vendido. Seu estilo elegante era uma das principais razões da sua popularidade; como consequência, a equipe de desnhistas não via nenhum motivo para modificar um conceito que estava em alta. Embora tivesse o aspecto similar ao anterior, a carroceria foi totalmente renovada. O Audi A4 tinha uma nova suspensão dianteira, similar ao do "irmão" maior A8; isso quer dizer que a tração dianteira não afetou a direção. A suspensão foi aperfeiçoada para parecer mais cômoda.
Havia três tipos de A4 disponíveis: o Audi Cupê, o Audi Avant ( perua) e o Audi Cabriolet. O comprador também podia escolher entre seis tipos de motores diferentes: dois de quatro cilindros -um a diesel de 1,9 litros (TDI) e outro a gasolina de 1,6 litros-, dois V6 -2,6 e 2,8 litros- e uma inovação: os dois de 4 cilindros com cinco válvulas -um deles turboalimentado. Todos eles, exceto o TDI, podiam ter tração nas quatro rodas (Quattro).
O novo A4
No início de 1999, um renovado A4 foi lançado no mercado. O carro tornou-se mais cômodo de conduzir, o interior mais refinado e as linhas da carroceria foram cuidadosamente remodeladas. A frente do carro apresentava uma identidade mais expressiva e foi incorporado um sistema que protegia a cabeça dos ocupantes em caso de colisão.
O programa de motores, muito amplo, consistia em três motores a diesel e seis a gasolina. As cilindradas iam de 1,6 a 2,8 litros e a potência, de 101 a 265 CV. E, como era de costume, a nata da Audi era o Avant RS4 (desenvolvido pela Porsche), que tinha tração nas quatro rodas permanente e uma potência efetiva de 390 CV. O A4 é o modelo mais vendido da Audi até 1999.
Ficha Técnica: Audi A4
Modelo | A4, 1994-1999 |
Motor | dianteiro, 4 cilindros ou 6 em V |
Cilindrada | 1,6-2,8 litros |
Potência Máxima | 90-265 CV |
Distribuição | eixo do comando de válvulas sobreposto (um ou dois) |
Câmbio | manual de 4 ou cinco marchas; automático de 4 marchas |
Tração | dianteira ou nas quatro rodas |
Susp. dianteira | hastes tranversais, torres, barras de torção |
Susp. traseira | eixo semi-rígido, molas, barras de torção |
Chassi | monobloco, galvanizada |
Versão | cupê, perua ou cabriolé |
Comprimento | 4.366-4.478 mm (cupê) |
Largura | 1.716-1.733 mm (cupê) |
Distância entre eixos | 2.556-2.617 mm (cupê) |
Alimentação | injeção de combustível |
Bitola diant./tras. | 1.446/1.447-1.498/1.479 mm (cupê) |
Peso | 1.190-1.495 kg (cupê) |
Velocidade Máxima | 170-240 km/h (cupê) |
0-100 km/h | 14,6-6,8 segundos |
Produção Total | ainda em produção |
A marca Audi A4 é utilizada sob licença do seu proprietário: Audi AG.
Retirado de: AUTO COLLECTION. Edições Del Prado. São Paulo, 1999
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