F1 Motorsports
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette

Ir para baixo

Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette Empty Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette

Mensagem  Lucas Orly Qua maio 21, 2008 1:49 pm

Muitos carros esportivos foram concebidos a partir da idéia de obter algo mais que uma simples competição. Foi o que aconteceu quando Harley Earl, designer da General motors e apaixonado pro carros esportivos, pediu aos executivos da empresa para construir um modelo capaz de competir com o Jaguar XK120, muito popular nos Estados Unidos. Como resultado, surgiu o Chevrolet Corvette.


O projeto Corvette teve início em 1952, em busca do "carro ideal", em moda na década de cinqüenta nos Estados Unidos. Os automóveis desse tipo, eram testados nas exposições americanas, para observar a reação do público. Muitos eram apenas modelos de exibição, longe da realidade, porém, alguns detalhes acabavam sendo incorporados nos modelos de série, anos depois.




O primeiro modelo da série com carroceria de fibra de vidro

O Corvette começou a ser fabricado em 1953, e foi o primeiro modelo de série com carroceria de fibra de vidro. Sua aparência era magnífica, mas infelizmente possuía o antigo motor "Blue Flame" da Chevrolet -seis cilindros e 3,8 litros-, e câmbio automático Powerglide de duas marchas. o câmbio não agradou ao público, pois a condução deixava muito a desejar.

O índice de vendas não foi muito alto. No final de 1954, as concessionárias tinham 1.500 unidades encalhadas, e o ambicioso projeto parecia ter chegado ao fim. Naquela época o automóvel custava US$ 3.523, quase o dobro do que pensava Earl na fase inicial. O Corvette acabou convertido em um automóvel para estudantes.

O Corvette C1
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2125-1
créditos: Bryn Gladding, Rob Clements

Um novo motor de oito cilindros em V

Em 1955, a Chevrolet introduziu seu novo motor de 8 cilindros em V, e as coisas começaram a mudar. o motor tinha potência de 210 CV, e o carro ganhou um câmbio manual de três marchas. a velocidade máxima alcançava 190 km/h com o motor padrão, e ainda havia a possibilidade de optar por um outro com dois carburadores, capaz de desenvolver 225 CV.

A cilindrada aumentou para 4,6 litros em 1957, e como item opcional, era oferecido o sistema de injeção Rochester, que mais tarde demonstrou ser pouco confiável, por isso foi instalado em apenas 240 unidades. o rendimento aumentou para 283 CV a 6.200 rpm -um número de revoluções muito alto para um V8 americano. A velocidade máxima atingia 215 km/h, a mesma que a do contemporâneo Jaguar XK140. No final de 1957, o carro também podia ser comprado com a caixa de câmbio sincronizada Borg-Warner de quatro marchas.

Mister Corvette

Graças ao nome que ficou conhecido como Mister Corvette, Zora Arkus-Duntov, o aumento de potência foi mantido. Em 1962, o motor rendia 360 cv, que agora era de 3.600 cc. Já em 1960, a produção ultrapassava as 10.000 unidades por ano, e a Chevrolet passou a recuperar parte de seu investimento.

O Corvette também nasceu para obter resultados nas pistas de corrida. Entre 1958 e 1963, esses carros ganharam ano após ano o campeonato da SCCA na classe B. Sob a direção do legendário Briggs Cunningham, alcançaram o oitavo e décimo lugar em Le Mans, em 1969: algo de grande êxito, com competidores como Ferrari e Aston Martin.

O Corvette C2 de corrida
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3312-2
créditos: Wouten Melissen

Sting Ray. Um verdadeiro Corvette?

Para alguns fãs, o verdadeiro Corvette nasceu em 1963, ano de lançamento do Sting Ray, que causou um verdadeiro frenesí. Com exceção do motor de 5,3 litros, era um carro totalmente novo, de estilo diferente e com faróis restráteis. E, além disso, tratava-se do primeiro cupê aerodinâmico disponível no mercado. O vidro traseiro era bipartido, e até hoje continua sendo um modelo muito procurado.

O Sting Ray aderia melhor à carroceria, com a suspensão idependente nas quatro rodas. A parte dianteira tinha triângulos sobrepostos com molas helicoidais e, na traseira, feixes de molas transversais com forquilhas mais baixas.

Haviam vários tipos de motor disponíveis, o mais potente era o de 360 cv. O câmbio podia ser manual de quatro marchas ou Powerglide automático de duas. Com o motor de 250 cv, o carro atingia a velocidade máxima de 235 km/h.

O Corvette C2 Sting Ray
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 93-2
créditos: Wouter Melissen

Um sucesso de vendas

Durante o primeiro ano, foram vendidas 21.513 unidades do Sting Ray. Foi a melhor cifra alcançada na história do Corvette, até o momento. Em 1964, o vidro bipartido foi substituído, e em 1965, o carro vinha equipado com freios a disco. Neste ano, o cliente podia optar por cinco tipos de motor; o mais potente, de 6,5 litros desenvolvia 425 cv.

O Corvette C2 sem vidro bipartido
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2368-2
créditos: Wouten Melissen

Porém o mercado continuava exigindo motores mais potentes, o que deu origem à versão L88 em 1968. Com 7 litros de cilindrada, desenvolvia 435 cv, e com ele, a velocidade do Sting Ray -que já não se chamava mais assim- era teoricamente de 275 km/h. nas pistas de corrida, esse motor rendia 560 cv, o que era uma cifra fabulosa considerando que funcionava com varetas de válvulas.

A versão de 1968 era algo diferente, inspirada no modelo experimental Mako Shark II.

O Corvette Mako Shark II
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1965_Chevrolet_CorvetteXP830MakoSharkIIConcept1_small
crédito: GM Media Archives

Em 1969, o Sting Ray passou a se chamar Stingray, finalizando a história desse carro. Porém, o Corvette goza de uma saúde de ferro. Mais de 118.964 unidades do modelo original foram construídas.

Ficha Técnica: Corvette StingRay
Tipo Corvette 1953-1969
Motor 6 cilindros em linha ou V8
Capacidade 3.800, 5.300, 6.400, 7.000 e 7.400 cc
Potência máxima 150-435 cv
Distribuição válvulas do cabeçote do motor, varetas de válvulas
Alimentação Carburadores ou injeção
Câmbio manual de 2, 3 ou 4 marchas; automática de 2 marchas
Tração traseira
Susp. dianteira independente: braços triangulares e molas
Susp. traseira independente: feixe de molas transversais e braços triangulares inferiores
Chassi cruciforme de aço
Versões conversível ou cupê, fibra de vidro
Comprimento 4.250-4.635 mm
Largura 1.830-1.750 mm
Distância entre eixos 2.500 mm
Bitola diant./tras. 1.450/1.500-1.490/1.510 mm
Peso 1.230-1.500 kg
Velocidade máxima 165-275 km/h
0-100 km/h 5,9 segundos (1962); 5,4 segundos (1968)
Produção total 118.964 unidades (continua sendo fabricado)

A marca Chevrolet Corvette é utilizada sob licença do proprietário: General Motors Company, USA.

reitrado de: AUTO COLLECTION. Edições Del Prado. São Paulo: 1999
Lucas Orly
Lucas Orly
Admin

Mensagens : 467
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette Empty Re: Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette

Mensagem  Lucas Orly Qua maio 21, 2008 4:36 pm

Galeria de Fotos

O C1
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1702-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1702-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1702-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1702-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1702-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1702-6

O Corvette SS
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1539-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1539-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1539-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1539-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1539-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1539-6

Outra versão do C1
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2125-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2125-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2125-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2125-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2125-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2125-6

O Corvette Grand Sport
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3312-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3312-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3312-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3312-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3312-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3312-6

O C2 de vidro bipartido
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 93-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 93-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 93-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 93-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 93-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 93-6

O C2 sem vidro bipartido
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2368-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2368-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2368-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2368-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2368-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2368-6

O C3 Stingray
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1434-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1434-2

O C3 do 25º aniversário do Corvette
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 889-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 889-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 889-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 889-4

O C4 ZR1
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1091-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1091-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1091-3

O C5
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 96-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 96-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 96-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 96-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 96-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 96-6

O Z06
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 97-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 97-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 97-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 97-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 97-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 97-6

O C5-R
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 792-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 792-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 792-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 792-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 792-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 792-6

O C5 Z06
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1088-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1088-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1088-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1088-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1088-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1088-6

O C5-R que correu em Le Mans em 2003
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1638-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1638-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1638-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1638-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1638-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1638-6

O C5 de aniversário de 50 anos
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1313-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1313-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1313-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1313-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1313-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1313-6

O C6
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1842-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1842-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1842-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1842-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1842-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1842-6

O C6 conversível
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1918-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1918-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1918-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1918-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1918-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1918-6

O C6-R
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2194-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2194-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2194-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2194-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2194-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2194-6

O C6 Z06 GT2
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3186-1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3186-2Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3186-3Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3186-4
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3186-5Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 3186-6

O Sting Ray conversível
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1965_Chevrolet_CorvetteStingRay396TurboJet1_small

O Corvette Avalente
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2000_Avalente_Corvette1_smallAutomóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2000_Avalente_Corvette2_smallAutomóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 2000_Avalente_Corvette3_small

O Corvette Greenwood GTO
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1981_Greenwood_CorvetteGTO2_smallAutomóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1981_Greenwood_CorvetteGTO2_small

O Corvette Callaway C12
Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 1999_Callaway_C12Corvette1Automóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 455548smallAutomóveis incríveis 5: A história do Chevrolet Corvette 455547small

créditos aos sites supercars.net e ultimatecarpage.com, se quiserem ver mais fotos, acessem esses sites
Lucas Orly
Lucas Orly
Admin

Mensagens : 467
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos