F1 Motorsports
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5

Ir para baixo

Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 Empty Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5

Mensagem  Lucas Orly Ter maio 20, 2008 2:47 pm

Meu nome é Bond, James Bond! Esta frase ficou conhecida no mundo inteiro, mas existem outras coisas associadas aos antigos filmes do agente 007: o Aston Martin DB5 é uma delas.

A sigla DB são as iniciais de David Brown, que era um fabricante de tratores. O primeiro Aston Martin que "vestiu" essas letras foi o DB1 de 1948. O automóvel, construído pelo legendário W. O. Bentley, tinha um motor de 2,6 litros e seis cilindros em linha. Apenas 15 unidades DB1 cupê foram construídas. Em 1949, uma delas participoudo circuito de Le Mans. Era um carro fechado com a traseira elevada que serviu de inspiração para o protótipo DB2.


Em 1950, o DB2 entrou em fase de produção. Possuía o mesmo chassi tubular e a mesma suspensão dianteira do DB1. A carroceria foi fabricada pela Tickford, uma companhia Brown. O DB2 tinha um capô diferente que exigia um esforço do proprietário para levantar toda a parte frontal e acessar o compartimento do motor. O motor do DB2 produzia 105 CV, proporcionando uma velocidade de 170 km/h.

O Aston Martin nas pistas de corrida

O DB3 foi um carro de corrida lançado em 1952, muito famoso nas pistas de corrida em várias versões. Em 1959, o ápice do sucesso foi a vitória no circuito de Le Mans e no Campeonato Mundial de carros esportivos com o modelo DBR1.

O Aston Martin DBR1
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 637-1
crédito: Wouter Melissen

O DBR4 era um carro de Fórmula 1 de 2,5 litros. Apesar dos 280 CV de potência, o carro não foi bem sucedido na disputa do segundo lugar no início da temporada.

O DBR4
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 17-2
crédito: Wouter Melissen

O seguinte carro produzido foi o DB4, lançado no Salão do Motor de Londres em 1958. Er aum veículo totalmente novo e não possuía nenhuma peça de modelos antigos. Era também o maior e mais caro Aston Martin produzido, que elevou a companhia a um patamar mais alto. O novo DB4 era mais caro que um jaguar e um forte concorrente dis Maseratoi e Ferrari. possuía uma carroceria cupê italiana, desenhada pela Touring de Milão.

"O automóvel dos homens de negócios

O novo DB4 com motor de 3,7 litros foi construído por Tadek Marek e era derivado do programa de competição da Aston Martin. O DOHC seis, tinha 240 CV de potência que proporcionava uma velocidade máxima de 225 km/h e acelerava de 0-100 km/h em 8 segundos. A versão Vantage tinha 20 CV extra. porém, David Brown ainda não estava satisfeito. Ele queria dar uma imagem mais esportiva ao "automóvel dos homens de negócios", o que o fez lançar o DB4GT com um chassi menor, 12 cilindros, carburadores Weber e um motor de 300 CV. outro DB4 muito famoso foi o DB4 GT Zagato, do qual foram construídas 19 unidades entre 1959 e 1963. A velocidade máxima desse exótico modelo superava os 240 km/h.

O DB4 GT Zagato
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2565-1
crédito: Wouter Melissen

Problemas secundários

O DB4 foi fabricado até outubro de 1963, quando foi substituído pelo DB5 que tinha a mesma distância entre eixos e faróis do DB4GT. O novo modelo herdou o problemático conjunto de engrenagem David Brown, ams foi substituído rapidamente pelo alemão ZF de cinco marchas. A potência padrão era de 282 CV, porém, em 1965, a versão Vantage estava disponível com um motor de 314 CV.

o DB5
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 843-2
crédito: Aston Marin Lagonda ltd.

Um Aston Martin muito especial

Apenas 1.025 modelos foram construídos -o mais famoso deles foi o utilizado por James Bond no filme Goldfinger. Este carro especialmente equipado pela Q. com disparadores de tiros automáticos no pára-choque dianteiro, dispositivos que soltavam fumaça, um sistema elétrico para manobrar, aramção do escudete traseiro blindada e assento ejetor capaz de lançar passageiros indesejáveis através do teto solar, entre outros acessórios.

A produção do DB5 chegou ao fim em 1965 e a última versão DB foi o DB6 (1965-1971). Os DB4, DB5 e DB6 também eram encontrados na versão conversível, chamada Volante -poucas unidades foram construídas. Outra variante muito particular foi o carro de Estado "Shooting Brake" -apenas 21 exemplares foram fabricados.

Carros magníficosl

Na verdade, os automóveis DB não eram autênticos carro esportivos -eram velozes e confortáveis GT (Gran Turismo), nos quais podiam fazer viagens rápidas pela Inglaterra. Vários DBs, que obtiveram muito êxito nos clubes de corrida e todos os carros saídos da fábrica em Feltham -posteriormente Newport Pagnell- firam verdadeiros exemplos de construção.

Poucos fabricantes de automóveis, ainda existentes, atravessaram tantas crises e tiveram tantos proprietários como a Aston Martin. Atualmente são prósperos fabricantes que se aninharam com toda a segurança sob as asas da Ford.

Ficha Técnica: Aston Martin DB5
Modelo DB5
Motor Dianteiro, seis cilindros
Cilindrada 4,0 litros
Potência máxima 286 CV a 5.500 rpm
Distribuição duplo eixo do comando de válvulas sobreposto
Alimentação três carburadores SU HD 8
Câmbio manual de cinco marchas ZF
Suspensão dianteira independente, com triângulos, molas helicoidais
Suspensão traseira eixo rígido, braços oscilantes, molas helicoidais
Tração traseira
Chassi moldura tubular de aço sobre uma plataforma
Versão Cupê ou conversível
Comprimento 4.570 mm
Largura 1.680 mm
Distância entre eixos 2.490 mm
Bitola dianteira/traseira 1.370/1.360 mm
Peso 1.465 kg
Velocidade máxima 240 km/h, de acordo com a carroceria
0-100 km/h 9 segundos
Produção total 1.025 unidades (1963-1965)

A marca Aston Martin DB5 é utilizada sob licença da Aston Martin Lagonda

retirado de AUTO COLLECTION. Edições Del Prado. São Paulo, 1999
Lucas Orly
Lucas Orly
Admin

Mensagens : 467
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 Empty Re: Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5

Mensagem  Lucas Orly Ter maio 20, 2008 3:10 pm

Galeria de Fotos

O DB1
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1014-1
crédito: BMW Group

O DB2 Prototype
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2976-1Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2976-2Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2976-3Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2976-4
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2976-5Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2976-6
crédito: Wouten Melissen

O DB2 "de rua"
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 3646-1Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 3646-2Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 3646-3Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 3646-4
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 3646-5Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 3646-6
crédito: Wouter Melissen

O DBR1
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 637-1Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 637-2Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 637-3Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 637-4
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 637-5Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 637-6
crédito: Wouter Melissen

O DBR4
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 17-1Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 17-2Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 17-3Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 17-4
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 17-5Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 17-6
crédito: Wouter Melissen

O DB3S
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1436-1Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1436-2Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1436-3
crédito: Wouter Melissen

O DB4GT
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1688-1Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1688-2Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1688-3Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1688-4
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1688-5Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1688-6
crédito: Wouter Melissen

O DB4GT Zagato
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2565-1Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2565-2Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2565-3Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2565-4
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2565-5Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 2565-6
crédito: Wouter Melissen

O DB5
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 843-1Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 843-2Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 843-3
crédito: Aston Martin Lagonda ltd.

O DB5 de James Bond
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1965_AstonMartin_DB5JamesBond1_smallAutomóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1965_AstonMartin_DB5JamesBond2_smallAutomóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 1965_AstonMartin_DB5JamesBond3_small
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 752506smallAutomóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 752505smallAutomóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 752504small
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 752366smallAutomóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 643911small

O DB6 Volante
Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 851-1Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 851-2Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5 851-3
crédito: Aston Martin Lagonda ltd.

fotos retiradas dos sites ultimatecarpage.com e supercars.net, se quiser mais fotos, entrem lá
Lucas Orly
Lucas Orly
Admin

Mensagens : 467
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos