Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5
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Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5
Meu nome é Bond, James Bond! Esta frase ficou conhecida no mundo inteiro, mas existem outras coisas associadas aos antigos filmes do agente 007: o Aston Martin DB5 é uma delas.
A sigla DB são as iniciais de David Brown, que era um fabricante de tratores. O primeiro Aston Martin que "vestiu" essas letras foi o DB1 de 1948. O automóvel, construído pelo legendário W. O. Bentley, tinha um motor de 2,6 litros e seis cilindros em linha. Apenas 15 unidades DB1 cupê foram construídas. Em 1949, uma delas participoudo circuito de Le Mans. Era um carro fechado com a traseira elevada que serviu de inspiração para o protótipo DB2.
Em 1950, o DB2 entrou em fase de produção. Possuía o mesmo chassi tubular e a mesma suspensão dianteira do DB1. A carroceria foi fabricada pela Tickford, uma companhia Brown. O DB2 tinha um capô diferente que exigia um esforço do proprietário para levantar toda a parte frontal e acessar o compartimento do motor. O motor do DB2 produzia 105 CV, proporcionando uma velocidade de 170 km/h.
O Aston Martin nas pistas de corrida
O DB3 foi um carro de corrida lançado em 1952, muito famoso nas pistas de corrida em várias versões. Em 1959, o ápice do sucesso foi a vitória no circuito de Le Mans e no Campeonato Mundial de carros esportivos com o modelo DBR1.
O Aston Martin DBR1
crédito: Wouter Melissen
O DBR4 era um carro de Fórmula 1 de 2,5 litros. Apesar dos 280 CV de potência, o carro não foi bem sucedido na disputa do segundo lugar no início da temporada.
O DBR4
crédito: Wouter Melissen
O seguinte carro produzido foi o DB4, lançado no Salão do Motor de Londres em 1958. Er aum veículo totalmente novo e não possuía nenhuma peça de modelos antigos. Era também o maior e mais caro Aston Martin produzido, que elevou a companhia a um patamar mais alto. O novo DB4 era mais caro que um jaguar e um forte concorrente dis Maseratoi e Ferrari. possuía uma carroceria cupê italiana, desenhada pela Touring de Milão.
"O automóvel dos homens de negócios
O novo DB4 com motor de 3,7 litros foi construído por Tadek Marek e era derivado do programa de competição da Aston Martin. O DOHC seis, tinha 240 CV de potência que proporcionava uma velocidade máxima de 225 km/h e acelerava de 0-100 km/h em 8 segundos. A versão Vantage tinha 20 CV extra. porém, David Brown ainda não estava satisfeito. Ele queria dar uma imagem mais esportiva ao "automóvel dos homens de negócios", o que o fez lançar o DB4GT com um chassi menor, 12 cilindros, carburadores Weber e um motor de 300 CV. outro DB4 muito famoso foi o DB4 GT Zagato, do qual foram construídas 19 unidades entre 1959 e 1963. A velocidade máxima desse exótico modelo superava os 240 km/h.
O DB4 GT Zagato
crédito: Wouter Melissen
Problemas secundários
O DB4 foi fabricado até outubro de 1963, quando foi substituído pelo DB5 que tinha a mesma distância entre eixos e faróis do DB4GT. O novo modelo herdou o problemático conjunto de engrenagem David Brown, ams foi substituído rapidamente pelo alemão ZF de cinco marchas. A potência padrão era de 282 CV, porém, em 1965, a versão Vantage estava disponível com um motor de 314 CV.
o DB5
crédito: Aston Marin Lagonda ltd.
Um Aston Martin muito especial
Apenas 1.025 modelos foram construídos -o mais famoso deles foi o utilizado por James Bond no filme Goldfinger. Este carro especialmente equipado pela Q. com disparadores de tiros automáticos no pára-choque dianteiro, dispositivos que soltavam fumaça, um sistema elétrico para manobrar, aramção do escudete traseiro blindada e assento ejetor capaz de lançar passageiros indesejáveis através do teto solar, entre outros acessórios.
A produção do DB5 chegou ao fim em 1965 e a última versão DB foi o DB6 (1965-1971). Os DB4, DB5 e DB6 também eram encontrados na versão conversível, chamada Volante -poucas unidades foram construídas. Outra variante muito particular foi o carro de Estado "Shooting Brake" -apenas 21 exemplares foram fabricados.
Carros magníficosl
Na verdade, os automóveis DB não eram autênticos carro esportivos -eram velozes e confortáveis GT (Gran Turismo), nos quais podiam fazer viagens rápidas pela Inglaterra. Vários DBs, que obtiveram muito êxito nos clubes de corrida e todos os carros saídos da fábrica em Feltham -posteriormente Newport Pagnell- firam verdadeiros exemplos de construção.
Poucos fabricantes de automóveis, ainda existentes, atravessaram tantas crises e tiveram tantos proprietários como a Aston Martin. Atualmente são prósperos fabricantes que se aninharam com toda a segurança sob as asas da Ford.
Ficha Técnica: Aston Martin DB5
A marca Aston Martin DB5 é utilizada sob licença da Aston Martin Lagonda
retirado de AUTO COLLECTION. Edições Del Prado. São Paulo, 1999
A sigla DB são as iniciais de David Brown, que era um fabricante de tratores. O primeiro Aston Martin que "vestiu" essas letras foi o DB1 de 1948. O automóvel, construído pelo legendário W. O. Bentley, tinha um motor de 2,6 litros e seis cilindros em linha. Apenas 15 unidades DB1 cupê foram construídas. Em 1949, uma delas participoudo circuito de Le Mans. Era um carro fechado com a traseira elevada que serviu de inspiração para o protótipo DB2.
Em 1950, o DB2 entrou em fase de produção. Possuía o mesmo chassi tubular e a mesma suspensão dianteira do DB1. A carroceria foi fabricada pela Tickford, uma companhia Brown. O DB2 tinha um capô diferente que exigia um esforço do proprietário para levantar toda a parte frontal e acessar o compartimento do motor. O motor do DB2 produzia 105 CV, proporcionando uma velocidade de 170 km/h.
O Aston Martin nas pistas de corrida
O DB3 foi um carro de corrida lançado em 1952, muito famoso nas pistas de corrida em várias versões. Em 1959, o ápice do sucesso foi a vitória no circuito de Le Mans e no Campeonato Mundial de carros esportivos com o modelo DBR1.
O Aston Martin DBR1
crédito: Wouter Melissen
O DBR4 era um carro de Fórmula 1 de 2,5 litros. Apesar dos 280 CV de potência, o carro não foi bem sucedido na disputa do segundo lugar no início da temporada.
O DBR4
crédito: Wouter Melissen
O seguinte carro produzido foi o DB4, lançado no Salão do Motor de Londres em 1958. Er aum veículo totalmente novo e não possuía nenhuma peça de modelos antigos. Era também o maior e mais caro Aston Martin produzido, que elevou a companhia a um patamar mais alto. O novo DB4 era mais caro que um jaguar e um forte concorrente dis Maseratoi e Ferrari. possuía uma carroceria cupê italiana, desenhada pela Touring de Milão.
"O automóvel dos homens de negócios
O novo DB4 com motor de 3,7 litros foi construído por Tadek Marek e era derivado do programa de competição da Aston Martin. O DOHC seis, tinha 240 CV de potência que proporcionava uma velocidade máxima de 225 km/h e acelerava de 0-100 km/h em 8 segundos. A versão Vantage tinha 20 CV extra. porém, David Brown ainda não estava satisfeito. Ele queria dar uma imagem mais esportiva ao "automóvel dos homens de negócios", o que o fez lançar o DB4GT com um chassi menor, 12 cilindros, carburadores Weber e um motor de 300 CV. outro DB4 muito famoso foi o DB4 GT Zagato, do qual foram construídas 19 unidades entre 1959 e 1963. A velocidade máxima desse exótico modelo superava os 240 km/h.
O DB4 GT Zagato
crédito: Wouter Melissen
Problemas secundários
O DB4 foi fabricado até outubro de 1963, quando foi substituído pelo DB5 que tinha a mesma distância entre eixos e faróis do DB4GT. O novo modelo herdou o problemático conjunto de engrenagem David Brown, ams foi substituído rapidamente pelo alemão ZF de cinco marchas. A potência padrão era de 282 CV, porém, em 1965, a versão Vantage estava disponível com um motor de 314 CV.
o DB5
crédito: Aston Marin Lagonda ltd.
Um Aston Martin muito especial
Apenas 1.025 modelos foram construídos -o mais famoso deles foi o utilizado por James Bond no filme Goldfinger. Este carro especialmente equipado pela Q. com disparadores de tiros automáticos no pára-choque dianteiro, dispositivos que soltavam fumaça, um sistema elétrico para manobrar, aramção do escudete traseiro blindada e assento ejetor capaz de lançar passageiros indesejáveis através do teto solar, entre outros acessórios.
A produção do DB5 chegou ao fim em 1965 e a última versão DB foi o DB6 (1965-1971). Os DB4, DB5 e DB6 também eram encontrados na versão conversível, chamada Volante -poucas unidades foram construídas. Outra variante muito particular foi o carro de Estado "Shooting Brake" -apenas 21 exemplares foram fabricados.
Carros magníficosl
Na verdade, os automóveis DB não eram autênticos carro esportivos -eram velozes e confortáveis GT (Gran Turismo), nos quais podiam fazer viagens rápidas pela Inglaterra. Vários DBs, que obtiveram muito êxito nos clubes de corrida e todos os carros saídos da fábrica em Feltham -posteriormente Newport Pagnell- firam verdadeiros exemplos de construção.
Poucos fabricantes de automóveis, ainda existentes, atravessaram tantas crises e tiveram tantos proprietários como a Aston Martin. Atualmente são prósperos fabricantes que se aninharam com toda a segurança sob as asas da Ford.
Ficha Técnica: Aston Martin DB5
Modelo | DB5 |
Motor | Dianteiro, seis cilindros |
Cilindrada | 4,0 litros |
Potência máxima | 286 CV a 5.500 rpm |
Distribuição | duplo eixo do comando de válvulas sobreposto |
Alimentação | três carburadores SU HD 8 |
Câmbio | manual de cinco marchas ZF |
Suspensão dianteira | independente, com triângulos, molas helicoidais |
Suspensão traseira | eixo rígido, braços oscilantes, molas helicoidais |
Tração | traseira |
Chassi | moldura tubular de aço sobre uma plataforma |
Versão | Cupê ou conversível |
Comprimento | 4.570 mm |
Largura | 1.680 mm |
Distância entre eixos | 2.490 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.370/1.360 mm |
Peso | 1.465 kg |
Velocidade máxima | 240 km/h, de acordo com a carroceria |
0-100 km/h | 9 segundos |
Produção total | 1.025 unidades (1963-1965) |
A marca Aston Martin DB5 é utilizada sob licença da Aston Martin Lagonda
retirado de AUTO COLLECTION. Edições Del Prado. São Paulo, 1999
Lucas Orly- Admin
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Data de inscrição : 18/03/2008
Re: Automóveis incríveis 4: A história do Aston Martin DB5
Galeria de Fotos
O DB1
crédito: BMW Group
O DB2 Prototype
crédito: Wouten Melissen
O DB2 "de rua"
crédito: Wouter Melissen
O DBR1
crédito: Wouter Melissen
O DBR4
crédito: Wouter Melissen
O DB3S
crédito: Wouter Melissen
O DB4GT
crédito: Wouter Melissen
O DB4GT Zagato
crédito: Wouter Melissen
O DB5
crédito: Aston Martin Lagonda ltd.
O DB5 de James Bond
O DB6 Volante
crédito: Aston Martin Lagonda ltd.
fotos retiradas dos sites ultimatecarpage.com e supercars.net, se quiser mais fotos, entrem lá
O DB1
crédito: BMW Group
O DB2 Prototype
crédito: Wouten Melissen
O DB2 "de rua"
crédito: Wouter Melissen
O DBR1
crédito: Wouter Melissen
O DBR4
crédito: Wouter Melissen
O DB3S
crédito: Wouter Melissen
O DB4GT
crédito: Wouter Melissen
O DB4GT Zagato
crédito: Wouter Melissen
O DB5
crédito: Aston Martin Lagonda ltd.
O DB5 de James Bond
O DB6 Volante
crédito: Aston Martin Lagonda ltd.
fotos retiradas dos sites ultimatecarpage.com e supercars.net, se quiser mais fotos, entrem lá
Lucas Orly- Admin
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