F1 Motorsports
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault

3 participantes

Ir para baixo

Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Empty Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault

Mensagem  Lucas Orly Sáb maio 10, 2008 5:31 pm

O que seria do mundo sem os entusiastas? Alguns tornaram-se famosos, porém, outros caíram no esquecimento apesar da influência que tiveram em seus respectivos campos de trabalho. Uma dessas pessoas foi Jean Redélé, verdadeiro amante de carros esportivos e filho de um agente da Renault em Dieppe (França).

Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault 1963_Alpine_A1101_small

Em 1954, Redélé ganhou a Copa dos Alpes com um Renault 4CV preparado. Um ano depois , iniciou a construção de um pequeno cupê esportivo como motor traseiro, batizado de Alpine Mille Miles; também fundou uma empresa chamada Société des Automobiles Alpine.




O desenho de Michelotti

Seu primeiro carro, o A106, tinha um motor Renault de 4 cilindros e 750 cc, o qual desenvolvia potência original de 21 CV, e preparado, de 38. Sobre um chassi plano e a partir do desenho de Michelotti, montou o cupê de dois lugares. Um ano depois, equipou o carro com um motor Dauphine de 850 cc e posteriormente, utilizou um motor de 904 e 908 cc. Em 1957, o modelo conversível A108 é lançado, e dois anos depois, foi a vez do Sport. O novo chassi havia sido construído ao redor de uma estrutura central, no lugar da do tipo "bandeja" da Renault. Com o nome Berlinette Tour de France, este modelo começou a chamar a atenção das pessoas e tornoun famoso o nome Alpine.

Fracasso em Le Mans

O ano de 1963 foi muito importante para a Alpine: o modelo A110 foi lançado no mercado e, pela primeira vez, a escuderia participou do circuito das 24 Horas de Le Mans - seus três carros tiveram que abandonar a corrida. O A110 era uma máquina ágil e bela, que tinha uma carroceria de fibra de vidro montada sobre o chassi central. De fato, o carro era um foguete. o interior era mais amplo que o dos primeiros modelos e a parte mecânica procedia do Renault R8. Durante vários anos a cilindrada foi de 1.100-1.300 cc e a potência efetiva de 65-120 CV. A versão mais potente era capaz de superar os 200 km/h. O A110 tornou o nome Alpine muito famoso no mundo do motor; a produção aumentou de 100 unidades em 1963 para 600 em 1969.

Sucesso em Le Mans

Como já foi dito, a Alpine fracassou em Le Mans em 1963. Porém, em 1964, a equipe ficou qualificada em 17º, 20º e 25º lugar, ganhando a Coupe Annuelle à l'Indice au Rendement Energetique (Prêmio Anual ao Automóvel de Melhor Rendimento de Combustível); uma invenção tipicamente francesa, pois a França precisava de carros capazes de competir com feras como Ferrari e Aston Martin.

O Alpine A110/A220 obteve bons resultados e ganhou vários prêmios na sua categoria, embora nunca pôde competir em igualdade com o Matra e o Porsche. Em 1969 a escuderia abandona os autódromos para se concentrar nos ralis.

O controle da Renault

A "Automóveis Alpine" era uma empresa independente, porém as competições eram controladas pela Renault. Embora de forma extra-oficial, na verdade, a equipe de competição da Renault era formada pela Alpine; todos sabiam que se os carros Alpine vencessem uma competição, os "louros" iriam para a Renault, porém se o resultado fosse negativo, o responsável era Jean Redélé.

Entretanto, o que a Alpine precisava era participar de ralis: em 1968, seus pilotos venceram o checo e o alpino. Em 1969 conquistaram os três primeiros lugares na Copa dos Alpes. Naquele ano, a série de cilindradas era de 1.300, 1.400 ou 1.600 cc.

Um magnífico carro de ralis

O Alpine A110 foi um pequeno grande carro de corrida, capaz de manter uma longa distância de seus rivais em circuitos tortuosos - talvez com exceção do Porsche 911, que era muito veloz. O ápice de sua carreira foi no Rali de Monte Carlo, quando obteve os 1º, 2º e 3º lugares como o sueco Ove "Paven" Andersson. Em 1971, a Alpine também venceu o Campeonato do Mundo de Ralis; em grande parte pelas vitórias de Ove Andersson, mas também pelo forte apoio financeiro da Renault. A equipe de pilotos da Alpine contava com nomes famosos como Jean Luc-Therier, Bernard Darniche e Jean-Pierre Nicholas.

O modelo A110 foi fabricado até 1977, ano em que já haviam sido fabricadas 8.203 unidades. Atualmente, é muito raro ver um exemplar circulando pelas estradas. O nome Alpine permanece na memória, mas não na de muitas pessoas, e quando o nome Jean Redélé é mencionado, a maioria dos amantes do mundo motor sequer ouviu falar... A menos que sejam franceses, é claro!

O Alpine vencedor em Monte Carlo
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault 728606small

Ficha Técnica: Alpine Renault A110
Modelo Alpine A110 Berlinette 1600
Motor traseiro com quatro cilindros
Cilindrada 1.565 cc
Potência Máxima 138 CV a 6.000 rpm
Distribuição eixo do comando de válvulas
Alimentação 2 carburadores Weber 45 DCOE
Câmbio Manual de cinco marchas
Tração traseira
Susp. dianteira independente, molas helicoidais e braços
Susp. traseira independente, molas helicoidais e braços
Chassi reforço central
Versão Cupê, fibra de vidro
Comprimento 3.850 mm
Largura 1.520 mm
Distância entre eixos 2.100 mm
Bitola diant./tras. 1.296/1.275 mm
Peso 635 kg
Velocidade Máxima 215 km/h
0-100 km/h 8,5 segundos
Produção total desconhecida

A marca Renault Alpine A110 é utilizada sob licença do seu proprietário: Renault

retirado de AUTO COLLECTION. Edições Del Prado, São Paulo: 1999
Lucas Orly
Lucas Orly
Admin

Mensagens : 467
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Empty Re: Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault

Mensagem  Lucas Orly Dom maio 11, 2008 1:34 pm

Galeria de Fotos:

Na Coppa Milano-Sanremo de 2008
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_21708_740557_122_254loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_21701_740542_122_675lo

No Retromobile de 2008, o carro vencedor do Rally Monte Carlo
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_22571_728606_122_86loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_22566_728605_122_1015lo

No Geneva Classics de 2007
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_22378_676543_122_689loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_22384_676544_122_946lo
créditos nas fotos, supercars.net

O Alpine A110 1600S Group 4
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault 1389-1Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault 1389-2Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault 1389-3Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault 1389-4
créditos das imagens: Wouten Melissen/Ultimate Car Page

E como último presente um pacote de fotos que eu tirei no GT4, usando o Alpine A110 1600S no circuito dos Alpes

Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23428_A11001_122_1145loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23436_A11002_122_468loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23437_A11003_122_983loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23453_A11004_122_1102lo
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23454_A11005_122_534loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23457_A11006_122_649loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23458_A11007_122_26lo
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23464_A11008_122_513loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23469_A11009_122_179loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23471_A11010_122_534lo
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23239_A11011_122_564loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23243_A11012_122_208loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23269_A11013_122_522loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23271_A11014_122_1195lo
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23286_A11015_122_495loAutomóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Th_23288_A11016_122_1045lo
nesse caso os créditos são meus mesmo
Lucas Orly
Lucas Orly
Admin

Mensagens : 467
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Empty Re: Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault

Mensagem  red_baron Dom maio 11, 2008 7:13 pm

Ah os Alpine A110...meu top 10 é esse carro e mais 9...

Alpine A110 da Equipe Willys correndo no RJ
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault As-berlinetas-Interlagos-Wi
Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Lenha%20na%20Barra%20-%20Alpine%20A-110%20entra%20na%20Rua%20Olegario%20Maciel

fonte: obvio.ind.br
red_baron
red_baron

Mensagens : 71
Data de inscrição : 18/03/2008
Idade : 38

http://www.flickr.com/photos/7507665@N08/

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Empty Re: Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault

Mensagem  Matheus Berçot Qui maio 15, 2008 5:31 pm

Excelente trabalho Germano!
Matheus Berçot
Matheus Berçot
Admin

Mensagens : 43
Data de inscrição : 17/03/2008

https://f1motorsports.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault Empty Re: Automóveis incríveis 3: A história do Alpine A110 Renault

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos