Automóveis incríveis 1: A história do Jaguar XJ220
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Automóveis incríveis 1: A história do Jaguar XJ220
A segunda metade da década de oitenta presenciou o surgimento de vários supercarros extraordinários no mercado: nessa época, não havia limite para o que algumas pessoas abastadas podiam pagar por eles. O espetacular Jaguar XJ220 era um desses carros, que até então era o "gato" mais rápido saído da Coventry.
crédito da foto: Jaguar Cars
Em dezembro de 1984, John Randle, da Jaguar, iniciou suas primeiras anotações sobre um carro que pudesse desafiar a nova "maravilha" técnica de Zuffenhausen - o Porsche 959 4WD Turboalimentado. o projeto foi liberado, porém o trabalho deveria ser realizado fora do horário de trabalho e durante os fins de semana. Por isso, a equipe que se ocupava do novo jaguar foi batizada de "Clube de Domingo".
O trabalho foi pesado durante três anos e, no início de 1987, a maior parte das 40 empresas envolvidas tinha conhecimento do projeto, e muitas estavam preparadas para dar sua opinião e fornecer as peças necessárias para o protótipo. Duas delas, com base em Coventry, ofereceram mais que isso: a FF Development comprometeu-se a fabricar a transmissão e o sistema 4WD, e a Park Sheet Metal ficou encarregada da construção da carroceria.
O protótipo do Jaguar XJ220 tinha um motor com aspiração normal, de 4 válvulas, 6.222 cc, DOHC e 12 cilindros em V, que rendia uma potência superior a 500 CV a 7.000 rpm. O torque máximo era superior a 55,2 Kgfm a 5.000 rpm, e uma embreagem de competição de duplo prato transmitia a potência para uma caixa de câmbio montada na parte traseira. o construtor garantia que o carro poderia atingir a velocidade máxima de 322 Km/h; o temp estimado de aceleração de 0 a 100 km/h era de 3,6 segundos.
crédito da foto: Jaguar Cars
O protótipo do XJ220, apresentado em 1988
O British Motor Show
Em 10 de outubro de 1988,, Sir John Egan, presidente da Jaguar, viu o carropela primeira vez e decidiu exibí-lo em Birmingham no dia 18 de outubro. O pessoal da Jaguar acreditava que ele seria a estrela da exposição, mas não sabia que a Aston Martin ia expor seu novo Virage. Entretanto, a Jaquar obteve a atenção merecida. Um jornalista sueco especializado no assunto apresentou o seguinte comentário sobre o lançamento: "Quando chegou o momento, Sir John descobriu o carro. o silêncio provocado durou alguns segundos, e deu lugar ao aplauso espontâneo. Por um momento houve um certo constrangimento no stand da Jaguar".
Nessa época, não estava nos planos da Jaguar fabricar o carro, e dizem que o responsável pela produção estava bem desanimado porque havia recebido 150 pedidos.
Em setembro de 1989, Sir John afirmou que se o XJ220 fosse fabricado, teria que ser produzido pela Jaguar Sports, utilizaria o motor V6 turboalimentado e não o V12, e também não teria tração nas 4 rodas.
Um carro muito caro
O novo XJ220 custava £ 361.000; o dobro do preço do recém lançado Ferrari F40. para constar na lista dos afortunados que receberiam o carro, era necessário fazer um depósito de £ 50.000. Havia uma previsão de fabricar 220 unidades, porém a produção foi confirmada em 350 carros.
Finalmente, o renovado XJ220 foi lançado no Tokyo Motor Show de 1991. A lista de pedidos estava completa, porém, como o mundo atravessava uma grande crise econômica, muitos compradores não puderam cumprir com o estipulado no contrato.
A nova versão do XJ220 parecia muito com a versão apresentado em 1988, porém era mais básica. Com freios ABS, tração nas quatro rodas e a suspensão readaptada não configuravam neste veículo. O motor V12 foi descartado por um V6 de 3.498 cc, DOHC, com duplo turboalimentador. A potência era agora de 542 CV a 7.200 rpm, ligeiramente superior aos 492 CV da Ferrari F40 e do Lamborghini Diablo.
O XJ220 era de alumínio comestrutura central reforçada por material composto. Ao redor do habitáculo havia uma grade de proteção integrada; os resultados dos testes de colisão foram excelentes. Era um carro muito bonito e "fácil" de conduzir. Em 1992 seu preço antigo foi elevado atingindo £ 403.000. As vendas começaram em meados de 1992 e chegaram ao fim em 1994, após ter 275 unidades fabricadas. porém em 1999 era possível comprar um XJ220 novo. AC
FICHA TÉCNICA: JAGUAR XJ220
A marca Jaguar XJ220 é utilizada sob licença do seu proprietário: The Jaguar Collection Ltd.
Retirado da coleção Auto Collection, Edições Del Prado, São Paulo: 1999
crédito da foto: Jaguar Cars
Em dezembro de 1984, John Randle, da Jaguar, iniciou suas primeiras anotações sobre um carro que pudesse desafiar a nova "maravilha" técnica de Zuffenhausen - o Porsche 959 4WD Turboalimentado. o projeto foi liberado, porém o trabalho deveria ser realizado fora do horário de trabalho e durante os fins de semana. Por isso, a equipe que se ocupava do novo jaguar foi batizada de "Clube de Domingo".
O trabalho foi pesado durante três anos e, no início de 1987, a maior parte das 40 empresas envolvidas tinha conhecimento do projeto, e muitas estavam preparadas para dar sua opinião e fornecer as peças necessárias para o protótipo. Duas delas, com base em Coventry, ofereceram mais que isso: a FF Development comprometeu-se a fabricar a transmissão e o sistema 4WD, e a Park Sheet Metal ficou encarregada da construção da carroceria.
O protótipo do Jaguar XJ220 tinha um motor com aspiração normal, de 4 válvulas, 6.222 cc, DOHC e 12 cilindros em V, que rendia uma potência superior a 500 CV a 7.000 rpm. O torque máximo era superior a 55,2 Kgfm a 5.000 rpm, e uma embreagem de competição de duplo prato transmitia a potência para uma caixa de câmbio montada na parte traseira. o construtor garantia que o carro poderia atingir a velocidade máxima de 322 Km/h; o temp estimado de aceleração de 0 a 100 km/h era de 3,6 segundos.
crédito da foto: Jaguar Cars
O protótipo do XJ220, apresentado em 1988
O British Motor Show
Em 10 de outubro de 1988,, Sir John Egan, presidente da Jaguar, viu o carropela primeira vez e decidiu exibí-lo em Birmingham no dia 18 de outubro. O pessoal da Jaguar acreditava que ele seria a estrela da exposição, mas não sabia que a Aston Martin ia expor seu novo Virage. Entretanto, a Jaquar obteve a atenção merecida. Um jornalista sueco especializado no assunto apresentou o seguinte comentário sobre o lançamento: "Quando chegou o momento, Sir John descobriu o carro. o silêncio provocado durou alguns segundos, e deu lugar ao aplauso espontâneo. Por um momento houve um certo constrangimento no stand da Jaguar".
Nessa época, não estava nos planos da Jaguar fabricar o carro, e dizem que o responsável pela produção estava bem desanimado porque havia recebido 150 pedidos.
Em setembro de 1989, Sir John afirmou que se o XJ220 fosse fabricado, teria que ser produzido pela Jaguar Sports, utilizaria o motor V6 turboalimentado e não o V12, e também não teria tração nas 4 rodas.
Um carro muito caro
O novo XJ220 custava £ 361.000; o dobro do preço do recém lançado Ferrari F40. para constar na lista dos afortunados que receberiam o carro, era necessário fazer um depósito de £ 50.000. Havia uma previsão de fabricar 220 unidades, porém a produção foi confirmada em 350 carros.
Finalmente, o renovado XJ220 foi lançado no Tokyo Motor Show de 1991. A lista de pedidos estava completa, porém, como o mundo atravessava uma grande crise econômica, muitos compradores não puderam cumprir com o estipulado no contrato.
A nova versão do XJ220 parecia muito com a versão apresentado em 1988, porém era mais básica. Com freios ABS, tração nas quatro rodas e a suspensão readaptada não configuravam neste veículo. O motor V12 foi descartado por um V6 de 3.498 cc, DOHC, com duplo turboalimentador. A potência era agora de 542 CV a 7.200 rpm, ligeiramente superior aos 492 CV da Ferrari F40 e do Lamborghini Diablo.
O XJ220 era de alumínio comestrutura central reforçada por material composto. Ao redor do habitáculo havia uma grade de proteção integrada; os resultados dos testes de colisão foram excelentes. Era um carro muito bonito e "fácil" de conduzir. Em 1992 seu preço antigo foi elevado atingindo £ 403.000. As vendas começaram em meados de 1992 e chegaram ao fim em 1994, após ter 275 unidades fabricadas. porém em 1999 era possível comprar um XJ220 novo. AC
FICHA TÉCNICA: JAGUAR XJ220
Modelo | XJ220, 1992-1994 |
Motor | V6, central, montado longitudinalmente |
Cilindrada | 3.498 cc |
Potência Máxima | 542 CV a 7.200 rpm |
Distribuição | Duplo eixo comando de válvulas no cabeçote |
Alimentação | Injeção de combustível |
Suspensão dianteira | independente, molas helicoidais, braços triangulares |
Suspensão traseira | independente, molas helicoidais, braços triangulares |
Câmbio | manual de cinco marchas |
Tração | traseira |
Chassi | Monobloco |
Versão | Cupê |
Comprimento | 4.930 mm |
Largura | 2.220 mm |
Distância entre eixos | 2.642 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.709/1.587 mm |
Peso | 1.375 kg |
Velocidade Máxima | 343 km/h |
0-100 km/h | 3,7 segundos |
Produção total | 275 unidades |
A marca Jaguar XJ220 é utilizada sob licença do seu proprietário: The Jaguar Collection Ltd.
Retirado da coleção Auto Collection, Edições Del Prado, São Paulo: 1999
Última edição por Lucas Orly em Ter maio 06, 2008 1:41 pm, editado 1 vez(es)
Lucas Orly- Admin
- Mensagens : 467
Data de inscrição : 18/03/2008
Re: Automóveis incríveis 1: A história do Jaguar XJ220
Galeria de Fotos:
A versão de venda do Jaguar XJ220 (1993)
crédito: Jaguar Cars
No Gumball 3000 e no salão de clássicos de Genebra (2007)
A primeira versão de corrida preparada pela TWR (1993)
crédito: Ultimate Car Page
Versão de rua do carro que correu em Le Mans, e preparado pela TWR (1995)
crédito: Supercars.net
Fotos do modelo no Museu da Marconi
Versão Pininfarina encomendada pelo Sultão do Brunei
crédito: Pininfarina
agradecimentos ao site Supercars.net que disponibilizou todas as fotos desse tópico.
A versão de venda do Jaguar XJ220 (1993)
crédito: Jaguar Cars
No Gumball 3000 e no salão de clássicos de Genebra (2007)
A primeira versão de corrida preparada pela TWR (1993)
crédito: Ultimate Car Page
Versão de rua do carro que correu em Le Mans, e preparado pela TWR (1995)
crédito: Supercars.net
Fotos do modelo no Museu da Marconi
Versão Pininfarina encomendada pelo Sultão do Brunei
crédito: Pininfarina
agradecimentos ao site Supercars.net que disponibilizou todas as fotos desse tópico.
Lucas Orly- Admin
- Mensagens : 467
Data de inscrição : 18/03/2008
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